Porque precisamos de vidas e igrejas com propósitos?
“Mas os planos do SENHOR permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.” – Sl. 33:11
Naturalmente você já percebeu que todo ser humano tem sempre uma ideia e um plano para executar e não é diferente com o povo de Deus. Estamos em todo tempo pensando em fazer algo, o que em si não é ruim. O problema é deixarmos de fazer o que Deus planejou e realizamos o nosso projeto, gerenciando as situações e sendo dirigidos por percepções, ambições egoístas, modismos, hedonismo ou simplesmente boa vontade. Já parou para refletir que você pode estar sinceramente errado no seu plano de vida? A linha que separa a vontade e desejo humano da vontade perfeita de Deus é tênue: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Pv. 17:9
Precisamos encontrar o propósito de Deus para nossa vida e igreja, e assim sermos dirigidos por Ele. Não teremos condições para fazer tudo o que gostaríamos nem o que esperam de nós, apenas realizaremos bem o que Deus planejou para cada um, como Paulo escreveu: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” Ef. 2:10. Quando entendemos o sentido da nossa existência aqui, realizarmos seus planos e obedecermos Sua vontade, Ele nos dá recursos, pessoas, dons, talentos, habilidades, tempo necessário, ferramentas para cumprirmos nossa missão de vida e sermos abençoados.
O Grande Mandamento:
“Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Mt. 22: 37- 40
A Grande Comissão:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado.” Mt. 28: 19 - 20.
Juntas, estas duas passagens resumem os cinco propósitos de uma igreja bíblica: Adoração: amarás ao Senhor de todo o teu coração; Ministério: amarás ao teu próximo como a ti mesmo; Evangelismo: ide, fazei discípulos; Comunhão: batizando-os; Discipulado: ensinando-os a obedecer.
Uma Igreja com Propósitos equilibra os seus ministérios, programas e estrutura em torno desses propósitos. Assim ela se torna uma igreja saudável, equilibrada, crescente e reprodutiva. A igreja nunca será saudável, se verdadeiramente ela não for dirigida pelos propósitos deixados por Jesus. Vida e igreja com propósitos não se referem a um modelo de igreja ou programa, são princípios bíblicos atemporais que guiarão e balizarão toda vida ministerial e administrativa da igreja. Viva sua única vida, baseado nos eternos propósitos de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário