quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Palavra da Semana

Melancolia, o mal do atual século


Salmos 42; Romanos 12:1,2

Dizem que Nostalgia é saudade do que vivi relacionado ao passado que foi bom. Agora a melancolia é saudade do que não vivi este sentimento muitas vezes leva a psicose maníaca depressiva. É um estado de humor caracterizado por uma tristeza vaga e persistente, muitas vezes sem explicação.
A maioria esmagadora dos casos de melancolia tem sua origem em uma programação espiritual ou mental que não se realizou. Isso porque todos temos uma missão dada por Deus aqui nesse planeta. Quando não realizamos ou não cumprimos esta missão, nossa alma entra numa rotina, ela passa a resiste qualquer mudança, e, sabemos que a mesmice aponta para uma vida vazia e sem Deus. Esta rotina sem novidades torna a vida sem graça e isto gera a angústia, a angústia produz a solidão, e a solidão tem sua descarga no medo. Principalmente medo do futuro, daquilo que é novo e desconhecido. É preciso compreender que somos formados de espírito, alma e corpo, nestes se manifestam a consciência, conhecimento,personalidade e identidade.
Quando desperto a consciência da minha existência e do meu papel neste mundo, busco o conhecimento, quando tenho o conhecimento mudo o comportamento, quando mudo o comportamento, estabeleço meu estilo de vida, meus hábitos, minha forma de ser e de pensar..., posso dizer neste caso que possuo ou que tenho definido a minha identidade .
A falta desse autoconhecimento ou pela falta de definição de quem realmente sou eu, leva, na maioria das vezes, a pessoa a buscar suas necessidades satisfeitas através dos extremos, principalmente a busca desenfreada dos prazeres externos. Isso é pura ilusão, é correr atrás de vento, pura vaidade! Querer se preencher com excessos é como beber água do mar, quanto mais se bebe, mais sede se tem, porque água salgada não mata a sede, pelo contrário, desencadeia uma sede ainda maior.
A viagem para fora em busca de se preencher acaba produzindo um vazio maior ainda. Na verdade a melancolia é um convite para a reflexão, a introspecção, ao estudo e a meditação. Ninguém conhecerá a si mesmo fora de Deus, nEle está a resposta para os conflitos internos. É preciso renovar a nossa mente para nos alinharmos a Deus, todo início na área da reflexão a cerca de Deus e de nós mesmos é tímido, mas quando começamos e perseveramos em renovar nossa forma de pensar através da Palavra, entramos na rota do aperfeiçoamento do nosso eu interior, pois é nesta hora que o Espírito Santo entra em ação usando os princípios Eternos para nos transformar por dentro, é nesta hora que refletiremos no exterior a nossa verdadeira identidade e isso nos leva a experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Então percebemos que começamos a resolver pequenos problemas sob inspiração do Espírito Santo, começamos a desenvolver e a perceber a atuação da nossa intuição dirigida pelo Senhor, nosso Deus. Nesta etapa descobrimos um ideal. O espírito, alma (mente) e físico (corpo) se disciplinam alinhando-se para um propósito maior, ser aquilo pelo qual Deus nos projetou! Surge então saúde em todos os níveis, é daí que vem a energia (força, renovo, alegria, motivação viva), a facilidade em amar, e perdoar.
Derrepente percebemos a paz inundando o nosso ser! O nosso espírito e a nossamente sintonizada com o Criador se alinham para o trabalho focado no amor ao próximo, ao evangelho, das boas novas de salvação. O mundo das ilusões e das aparências já não existe para nós, isto é, não exercem mais influencias não nos manipulam mais. A intimidade que tanto buscamos com o Todo Poderoso se tornou possível, agora a minha mente se alinhou e passei a pensar da mesma forma, tudo ficou mais fácil, meu foco mudou, minhas metas se definiram, tenho um novo e verdadeiro motivo para viver.
A tristeza, a melancolia, a depressão ficam sem espaço para existir, agora sei quem sou, vale a pena viver. A salvação, a vida eterna, a presença de Deus em nós muda tudo, esta é a resposta para esta geração da qual somos responsáveis de levar o evangelho da salvação.

Continua...

No amor de Cristo!

Apóstolo Eliezer



Nenhum comentário:

Arquivo do blog