segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Estudo Bíblico

A vida de oração do líder
Rick Warren

Dá para conhecer uma pessoa pelo tipo de oração que faz. Uma oração egoísta, por exemplo, indica um espírito egoísta. Há orações que mais parecem uma lista de presentes de Natal: eu quero isto, eu quero aquilo. Algumas pessoas procuram impressionar com suas orações, que são, no fundo, arrogantes e orgulhosas.



Para os líderes, existe um modelo de oração no primeiro capítulo de Neemias. Quando ouviu pela primeira vez sobre a queda de Jerusalém, ele orou por quatro meses. Não estamos diante de uma oração casual, mas diante de um padrão de oração bem-sucedida. Se você quer aprender como orar, estude o livro de Neemias, particularmente esta oração. Há quatro segredos para a oração respondida na vida de Neemias:


1. Baseie seu pedido no caráter de Deus. Ore sabendo que Deus irá lhe responder: “Espero que me respondas, Senhor, por causa de quem és. Tu és um Deus fiel. Tu és um grande Deus. Tu és um Deus amoroso. Tu és um Deus maravilhoso. Tu podes resolver este problema, Senhor!”


Neemias diz três coisas sobre Deus:


• Tu és grande – esta é a posição de Deus. Tu és tremendo – que mostra o seu poder. Tu manténs as tuas promessas – que evidencia a aliança de Deus.


Isto é que é louvor: reconhecer quem Deus é, com sua grandeza. Neemias começa com a perspectiva correta. Para ter sua oração respondida, diga: “Senhor, quero tua resposta porque és grande. Tu nos tem dado todas estas coisas, todas estas promessas. Tu és um Deus fiel, um Deus amoroso, um Deus misericordioso” – tudo o que a Bíblia nos ensina quem Ele é. Baseie seu pedido no caráter de Deus.


2. Confesse o pecado. Além de ter baseado sua oração em quem Deus é, Neemias confessou seus pecados. Ele disse: “Senhor, nós temos pecado”. Veja quantas vezes ele fala “eu” e “nós”. Ele disse: “Eu confesso meu pecado; o pecado dos meus pais; nós temos agido impiamente; nós desobedecemos”. Não foi pelo erro de Neemias que o povo foi para o cativeiro. Ele não era sequer nascido quando isto aconteceu há 70 anos. Ele já nasceu no cativeiro. No entanto, incluiu-se nos pecados nacionais. Ele disse: “Eu sou parte do problema”.


Há aqui uma confissão pessoal e uma confissão nacional. Não vemos mais isso. Somos individualistas demais. Cada um é ensinado a confessar os próprios pecados. Qual foi a última vez que confessamos os pecados da nação ou os pecados de nossa família ou de nossa igreja ou de nossos amigos? Nossa sociedade nos ensinou que somos os únicos responsáveis por nós mesmos. E isso não é verdade. Nós somos guardadores dos nossos irmãos. Estamos todos juntos nisso.


Os líderes aceitam as vergonhas, mas os perdedores não têm a mesma atitude. Se você quer ser um líder, aceite a vergonha e compartilhe as vitórias. Os perdedores estão sempre acusando e se explicando. Estão sempre procurando desculpas para as coisas que não acontecem ou deviam ter acontecido. O erro foi sempre de alguém. Os líderes aceitam a vergonha.


3. Firme-se nas promessas de Deus.


Neemias orou ao Senhor e disse: “Quero que lembres o que disseste ao teu servo Moisés”. Você se imagina dizendo “lembra” ao Senhor? Ele está fazendo com que Deus se lembre do que disse no passado. “Deus, tu nos advertiste, através de Moisés, que se fôssemos infiéis, perderíamos a terra de Israel. Mas também prometeste que, se nos arrependêssemos, tu no-la darias de volta”. Ao longo de toda a Bíblia, encontramos o povo de Deus lembrando-lhe sobre o que disse que faria. Davi fez isto. Abraão fez isto. Moisés fez isto. Todos os profetas fizeram isto. “Senhor, quero te lembrar de uma de tuas promessas”. Foi isto que compartilharam.


Precisamos ter cuidado. A Bíblia nos mostra como pais imperfeitos e, se como pais imperfeitos, sabemos o que precisamos fazer para atender as necessidades de nossos filhos, muito mais faz um Pai perfeito, um Pai celestial, para guardar as promessas feitas em sua Palavra.


4. Seja específico no que pedir.


Se você quer respostas específicas para a sua oração, seja específico em seus pedidos. Se você faz orações genéricas, como quer que elas sejam respondidas?


Neemias não foi hesitante ao orar pelo sucesso. Ele foi direto. Você tem orado para ser bem-sucedido? Se não tem, deveria. A alternativa é o fracasso. Não há nada de errado em orar por sucesso se for mesmo para a glória de Deus. Deus não quer que você desperdice sua vida.


(Tradução de Rachel Vieira Belo de Azevedo)





Nenhum comentário:

Arquivo do blog