Acerte seu relógio: horário de verão termina no domingo (22)
O horário de verão termina à meia-noite de sábado (21) para domingo (22). Por isso, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar o relógio em uma hora.
Neste ano, com a crise hídrica e o risco de crise energética, o governo considerou ampliar o período de vigência do horário especial, mas descartou a possibilidade por concluir que o custo-benefício não valia a pena.
“Do ponto de vista da energia, parte do Brasil ficaria pela parte da manhã no escuro, e nós teríamos, portanto, mais consumo de energia de manhã. Em que pese, na parte da tarde, podermos ter um ganho de energia que seria mais importante se a ponta de carga estivesse se confirmando, coisa que, graças a uma série de medidas, conseguimos atenuar e também porque estamos passando o período de fevereiro e o mês do verão”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Em outubro de 2014, quando o horário especial iniciou, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Na versão de 2013 para 2014, a economia chegou a R$ 405 milhões durante os dias de 20 de outubro a 16 de fevereiro.
O horário de verão foi instituído pela primeira vez no país no verão de 1931-1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade dos longos dias de verão e assim reduzir o consumo de eletricidade no fim da tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário